PROFESSORA WALKIRIA
PROFESSORA WALKIRIA
Walkiria Benedeti Cardozo Araujo é casada e natural de Londrina. Possui um vasto currículo profissional na área do Direito, sendo graduada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista em 1996. Especialista em Direito Público pela Faculdade Unopar (1997), também é especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e possui mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - Uel (2010).
Docente há 23 anos na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política e Direito Civil em geral, a professora Walkiria atua incisivamente na área educacional de Londrina desde sempre. Walkiria filiou-se ao PDT por indicação do ex-prefeito Barbosa Neto e pretende desenvolver sua pré-candidatura voltada ao ensino integral e à melhoria dessa área.
Por ser mestre na área do direito, a professora Walkiria tem uma visão apurada das questões constitucionais e dos direitos humanos voltados à saúde pública. Em suas palavras: “A saúde jamais ocupou um lugar de destaque no governo, independentemente do regime vigente; sempre esteve em plano secundário. A crise da saúde no Brasil vem de longa data e continua presente nos pilares da sociedade. É comum ouvirmos notícias sobre filas intermináveis de pacientes em hospitais, postos de saúde, falta de leitos, equipamentos, etc., ocorrendo a princípio no sistema público de saúde, mas atualmente afetando também o sistema de saúde privado. E, no centro de toda esta crise, está uma população vulnerável que precisa de atendimento médico, direito garantido pelos princípios Constitucionais, além dos médicos, que, em condições precárias de trabalho, ainda são processados em muitos casos por supostas negligências ou erros. E paralelo a tudo isso, a saúde, que deveria ser prioridade, torna-se mais um descaso nas searas do poder público. O fato é que existe escassez de recursos públicos para manter os serviços básicos de saúde operando com eficiência; ocorrem atrasos no repasse dos pagamentos do Ministério da Saúde para os serviços conveniados, baixos valores pagos pelo SUS aos procedimentos médico-hospitalares, entre outros, consolidam o caos no setor. Assim, a saúde acaba se tornando uma contradição, pois, onde o Brasil se destaca mundialmente pelas pesquisas pioneiras, no combate à AIDS, com profissionais reconhecidos e qualificados, não existe um projeto básico de saúde de qualidade para a população.”
O PDT de Londrina se orgulha em ter em seus quadros uma pessoa tão qualificada e disposta a fazer a diferença no legislativo londrinense.